Salvador amplia vacinação contra HPV e convoca público de 9 a 19 anos; cobertura está abaixo do ideal



Foto: Bruno Concha/Secom


Da redação
Mapa de Salvador



Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos já podem se vacinar gratuitamente contra o HPV em todas as unidades de saúde de Salvador. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que alerta para a baixa cobertura vacinal na capital, atualmente em 52,44% até março de 2026.

A vacina protege contra o HPV, vírus associado a diversas doenças em homens e mulheres e responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Quando aplicada antes do início da vida sexual, a eficácia pode chegar a até 90% na prevenção de alguns tipos de câncer.

Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, a vacina representa uma proteção de longo prazo contra doenças de difícil tratamento.

Para ampliar a cobertura, a campanha também convoca adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram ou precisam completar o esquema vacinal. O imunizante também é indicado para pessoas com imunodeficiência, incluindo quem vive com HIV, está em tratamento oncológico ou faz uso de PrEP.

A vacinação é feita sem necessidade de prescrição médica. Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identificação, cartão do SUS e caderneta de vacinação.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.