Sororidade Literária




Roda de conversa na Biblioteca do Museu de Arte da Bahia (MAB)

promove troca entre escritores e leitores





Mais uma edição do projeto Leituras de Mundo acontece esta quinta-feira, 18 de abril, na Biblioteca do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. A convite da bibliotecária Lucia Valois, as jornalistas e escritoras Fernanda Carvalho, autora do livro A Luz da Maternidade, Marcia Moreira, autora dos livros As Muitas Mulheres em Mim e Vida + Leve e a administradora e escritora Katiana Rigaud, que tem três livros publicados (Prefiro Gente, Diário de Roberta e Todo Mundo é Muita Gente) conversam sobre escrita, literatura e o amor pela leitura. O evento é gratuito e acontece das 15 às 17 horas.



O tema do encontro será "Sororidade Liiterária", em referência ao movimento de apoio mútuo entre escritores baianos. "Quando as pessoas se referem a escritores, pensam na academia ou no glamour. Entretanto, livros são frutos de estudo, trabalho e muita dedicação. É importante estimular e incentivar o despertar de novos autores e fortalecer a produção de autores locais”, destaca a idealizadora da Raiz Livraria, movimento que tem incentivado e divulgado a produção de escritores independentes.



Com uma longa carreira no jornalismo, a escritora Marcia Moreira enaltece a presença feminina na produção literária. "Um encontro com mulheres que transitam pelo universo literário é sempre enriquecedor, principalmente quando estas se propõem a falar de experiências pessoais transformadas em livros", pontua.



Em seu novo livro "Vida + Leve", Márcia compartilha a experiência de sofrer mobbing, que é um tipo de assédio moral no ambiente de trabalho. "As reflexões que fiz nesse período e que me permitiram reencontrar o meu equilíbrio estão traduzidas nos textos do livro. Acho que o MAB está de parabéns por promover esse encontro. Tenho certeza que será maravilhoso dividir o espaço com Fernanda Carvalho e Katiana Rigaud", celebra.



A cada edição do projeto Leituras de Mundo, a bibliotecária Lucia Valois é só sorriso por ver o espaço público da biblioteca ocupado, promovendo encontros e troca de conhecimento. ”Tendo em vista o poder da arte no processo evolutivo do ser e, consequentemente, da sociedade, nosso maior retorno é ver os frutos deste encontro entre escritores e o público”.



Empolgada com sua participação inédita em um evento no MAB, Katiana revela que a Roda de Conversa será um marco. “Vou guardar junto com a sensação de ver meus livros na biblioteca pública e em sala de aula. Movimentos literários como esse me deixam confiante sobre as escolhas que tenho feito e me incentivam a continuar acreditando nos propósitos que me move", declarou.



Serviço:
O quê? Roda de Conversa Sororidade Literária
Quem? Participação das escritoras Katiana Rigaud, Márcia Moreira e Fernanda Carvalho

Onde? Museu de Arte da Bahia (MAB), Corredor da Vitória
Quando? Dia 18 de abril de 2024, quinta, das 15h às 17h

Quanto? Evento gratuito
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: