Camaçari conquista 1º lugar no ranking de Melhores Cidades para Fazer Negócios no setor industrial




Camaçari foi escolhida como a melhor cidade do Brasil para fazer negócios no setor da indústria. O município conquistou o primeiro lugar no setor industrial da edição de 2025 do ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios, levantamento da Urban Systems publicado pela revista EXAME.

O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.

“Camaçari vive um novo momento na indústria, com a atração de novas empresas e geração de emprego e renda para nossa gente. Esse é o resultado do trabalho, da parceria com os governos estadual e federal, e da confiança que temos construído junto com a população. É Camaçari sendo colocada novamente no mapa dos grandes investimentos do país”, destaca o prefeito Luiz Caetano.

Localizada a poucos quilômetros de Salvador, na região metropolitana, e próximo ao Porto de Aratu, Camaçari sai na frente com um diferencial competitivo e capacidade logística, como destaca o levantamento. O resultado é o reflexo de uma gestão que pensa na atração de novos investimentos para a cidade, garantindo infraestrutura, diversificação e diálogo direto com os governos federal e estadual, e iniciativa privada.

Um capítulo desse novo momento é a chegada da fabricante chinesa de carros elétricos, a BYD, que abriu oficialmente as portas no mês de outubro e alcançou a marca de 10 mil carros produzidos na unidade de Camaçari. O complexo no município tem capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na sua primeira fase e previsão de expansão para 300 mil nas etapas posteriores. A empresa iniciou, em novembro, o segundo turno, com 120 colaboradores no período noturno.

Como destaca a publicação, paralelo à instalação da montadora, mais 60 companhias estão em negociação para se instalar em Camaçari, abrangendo os setores industrial, hoteleiro e de serviços.




Foto: Rafael Kuster
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.