
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), na tarde de terça-feira, dia 2, recebeu mais uma edição da “Oficina de Cuidados Domiciliares para Acompanhantes”.
A ação foi promovida por estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e integra o Projeto de Extensão Gestão do Cuidar em Saúde, desenvolvido em parceria com a disciplina Enfermagem Perioperatória do curso de graduação em Enfermagem.
Voltada para acompanhantes de pacientes, a Oficina teve como objetivo orientá-los sobre os cuidados básicos necessários no ambiente domiciliar, após a alta hospitalar.
Sob a supervisão das preceptoras Paula Soriano, Rejane Barreto, Maria do Rosário Barreto e Mariane Costa, os estudantes esclareceram dúvidas sobre a realização de curativos, manejo do cateter vesical, uso de sondas enteral e gástrica, prevenção de lesões por pressão, administração de medicamentos e cuidados com ostomias.
A atividade foi bem recebida pelos participantes, a exemplo de Aline Silva, que acompanha a irmã e destacou a importância das orientações: “A cirurgia de fêmur requer muito cuidado e vim justamente para me inteirar. Como ela ficará comigo em casa, preciso saber como agir. Para mim, foi extremamente útil.”
Elias Pereira também aprovou a iniciativa: “Entendi os princípios básicos para cuidar do paciente, principalmente no período em que ficará acamado, além do tratamento das feridas e uso da sonda”, afirmou.
A dona Maria José, que acompanha o marido há dois meses, relatou que aprendeu técnicas importantes: “Através dessa aula, aprendi como mudá-lo de posição para evitar lesões na pele,” contou.
Para o estudante do 5º período de Enfermagem da UESC Henrique Moraes a experiência foi enriquecedora. “A oficina nos dá a oportunidade de compartilhar com os acompanhantes o conhecimento adquirido em sala de aula e na prática para que se sintam responsáveis e capazes de cuidar dos pacientes,” afirmou.
A direção do Hospital de Base reforçou que parcerias com instituições como a UESC fortalecem o aprendizado, contribuem para a formação profissional e ampliam a assistência humanizada prestada aos pacientes da unidade.