
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Da Redação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes participou de um encontro fechado com o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, em Brasília. Na pauta, estiveram temas como a relação entre Brasil e Estados Unidos, os efeitos do tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump e os impactos da Lei Magnitsky, utilizada para sancionar o ministro Alexandre de Moraes. As informações são da colunista Bela Megale, de O Globo.
Brazil's best restaurants
Também estiveram presentes o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. A reunião ocorreu durante um almoço na casa do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, atual presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), com a participação de outros representantes do setor bancário.
Segundo a colunista, o encontro, realizado na terça-feira (5), serviu para manifestar solidariedade ao STF diante da ameaça de novas sanções por parte dos EUA contra magistrados brasileiros. Gilmar Mendes e André Esteves mantêm relação próxima e costumam dialogar com frequência.
Durante a estadia em Brasília, Esteves também esteve no Palácio do Planalto, onde se reuniu com o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Santana Ribeiro, mas não se encontrou com o presidente.