Foto: Nadson Carvalho / Sucom
Nesta sexta-feira (28), durante a cerimônia em comemoração aos 45 anos da Guarda Civil Municipal, realizada na sede da prefeitura, a Gestão Municipal anunciou o início da implantação do serviço de micromobilidade urbana, por meio de patinetes elétricos. A iniciativa marca a chegada do sistema à cidade, que será operado pela empresa JET, multinacional do setor, e representa um avanço significativo na modernização do transporte urbano e no fortalecimento das políticas de segurança pública.
O município realizará a avaliação técnica do serviço durante o período de teste e, a partir disso, dará início ao processo de credenciamento para que a empresa possa se estabelecer e oferecer o serviço à população. Com a implantação, Ilhéus se torna a segunda cidade da Bahia a contar com essa tecnologia - Salvador é a primeira.
Foto: Nadson Carvalho / Sucom
Como contrapartida, a empresa disponibilizará patinetes de uso gratuito para a Guarda Municipal e para a Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram). Os servidores serão cadastrados e poderão utilizar os equipamentos durante o expediente, ampliando as possibilidades de patrulhamento.
Entre 15 e 20 dias, Ilhéus receberá os primeiros containers com cerca de 330 patinetes elétricos, que permanecerão em fase de teste por 90 dias. A previsão é que o serviço alcance inicialmente 600 equipamentos, podendo chegar a 900, distribuídos em bases instaladas na cidade, onde os usuários poderão retirar e devolver os veículos com facilidade e segurança.
O novo sistema representa avanços importantes para Ilhéus, contribuindo para a inovação e mobilidade, com novas alternativas de deslocamento.
por Sucom

