Anvisa suspende lote de repelente da marca Repele por falha em teste de eficácia



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Da Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote 61/411 do repelente da marca Repele, fabricado pela Mavaro Indústria e Comércio de Produtos Químicos. A medida foi publicada na última sexta-feira (26).

Segundo a Anvisa, a empresa informou que fará o recolhimento de todas as unidades pertencentes ao lote afetado.

O mesmo lote já havia sido interditado cautelarmente em 20 de maio, após um laudo do Instituto Adolfo Lutz (Lacen-SP) reprovar o produto no teste de eficácia do princípio ativo IR3535.

O IR3535 é um composto sintético utilizado em repelentes para afastar insetos por meio da formação de uma barreira de odor sobre a pele, interferindo no sistema olfativo desses animais. A reprovação no ensaio indica que o produto não apresentou a eficácia esperada para esse princípio ativo.

Com a decisão, o lote 61/411 do repelente Repele não pode ser comercializado, distribuído ou utilizado até nova deliberação da agência reguladora.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.