
Foto: Reprodução/Diário do Acre
Da redação
O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou neste sábado (3) o ataque militar realizado pelos Estados Unidos contra a Venezuela, classificando a ação como uma “violação flagrante da soberania nacional e da integridade territorial” do país sul-americano, segundo informações da Agência Reuters.
A manifestação foi feita pelo chanceler iraniano, Abas Araghchi, em comunicado divulgado na internet. Aliado da Venezuela, o Irã pediu ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que “aja imediatamente para interromper a agressão ilegal” e responsabilize os envolvidos.
Os Estados Unidos realizaram o ataque na noite de sexta-feira (2) e anunciaram a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Washington acusa Maduro de comandar um “narcoestado” e de ter fraudado as eleições do ano passado, que, segundo a oposição, foram vencidas com ampla maioria por seus adversários.
Maduro, que assumiu a presidência em 2013 após a morte de Hugo Chávez, afirma que os Estados Unidos buscam controlar as reservas de petróleo da Venezuela, consideradas as maiores do mundo.
Apesar dos ataques, a produção e o refino de petróleo da estatal venezuelana PDVSA ocorreram normalmente neste sábado. De acordo com uma avaliação inicial de duas fontes com conhecimento das operações, as principais instalações da empresa não sofreram danos.