Vereador preso por tráfico atuava no Bonde do Maluco desde 2020, diz MP-BA



Por Redação
Foto: Reprodução / Radar News


O vereador de Itabela, na Costa do Descobrimento, Lucas Lemos (União), atuava na facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) de forma contínua desde, pelo menos, 2020. A informação foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) que denunciou o legislador por tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento do tráfico.



Em novembro passado, Lucas de Souza Lemos foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM-BA) dentro da casa do líder do BDM em Itabela. No último dia 9 de dezembro, a Justiça decidiu pela manutenção da prisão preventiva do vereador.



Conforme o G1, o edil exercia um papel estrutural e multifacetado dentro da organização criminosa, com atuação estável e consciente ao longo dos anos. Já em 2022, acrescenta o MP-BA, a participação do vereador na facção teria se intensificado, com envolvimento direto em tráfico de drogas, financiamento do tráfico, associação criminosa e compartilhamento de informações estratégicas sobre facções rivais.



Além disso, ele também é apontado como envolvido em ações de contrainteligência, ocultação de provas de homicídio e obstrução de investigações policiais. Na operação que resultou na prisão do vereador, outros dois suspeitos também foram alvos da polícia. Um deles tentou fugir, trocou tiros com os policiais, foi baleado e não resistiu aos ferimentos após ser socorrido.



Com o suspeito, foram apreendidos um revólver, munições, celulares e porções de drogas. Após a prisão, a Câmara de Vereadores de Itabela suspendeu o mandato de Lemos.



Em nota, o presidente do União Brasil no município, Jorge Leones Santana Costa, afirmou que a legenda foi surpreendida pela denúncia e que aguarda o avanço das investigações para decidir sobre eventuais providências. O g1 informou que tenta localizar a defesa de Lucas de Souza Lemos para posicionamento.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.