
Foto: Rafael Nunes / JW
Da Redação
O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (5), o projeto que garante isenção do Imposto de Renda para brasileiros e brasileiras que ganham até R$ 5 mil mensais. À frente das articulações pela aprovação, o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), destacou este como “um momento histórico” e uma “página extremamente importante da política brasileira”.
Ao defender o projeto, Wagner reforçou que, na comparação com os países que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil tributa “abaixo da média quando se trata da renda e acima da média quando se trata de consumo”. Para ele, portanto, a aprovação da isenção do IR ajuda a corrigir distorções que penalizam, principalmente, os trabalhadores e trabalhadoras de menor renda.
Software para finanças
O senador também enfatizou que a iniciativa cumpre uma promessa que foi firmada pelo presidente Lula com a população ainda em campanha. “Essa lei é fruto de um compromisso que o presidente estabeleceu com o povo brasileiro. Essa é a verdadeira obsessão dele: justiça social. E eu tenho certeza que com este projeto estamos avançando por este caminho”, concluiu.
Com a aprovação no Senado, o texto segue agora para sanção presidencial, consolidando mais um avanço na agenda social do governo Lula voltada à garantia de direitos e à redução da desigualdade econômica no país.