Itabuna abre a Rede Nacional de Intercâmbios da Rede Colabora APS da ENSP/Fiocruz





O município de Itabuna está sendo pioneiro em todo território nacional ao abrir na manhã desta segunda-feira, dia 24, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a Rede Nacional de Intercâmbios da Rede Colabora APS da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), com a presença da representante da Rede Colabora, a psicóloga sanitarista Stefânia Soares.

Após o reconhecimento público como município que possui experiências exitosas e inovadoras no funcionamento e na gestão da Atenção Primária no âmbito do SUS, quando representantes de Itabuna estiveram em solenidade no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira a etapa de Intercâmbio da Rede Colabora, Itabuna está sendo o primeiro município do país a sediar o encontro.

O Intercâmbio que começa hoje segue até sexta-feira, dia 28, e conta com a presença de representantes de três localidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Quissamã (MG), que vieram conhecer detalhes do projeto “APS em Movimento: porque a Saúde precisa estar onde o povo está”. A abertura foi marcada por apresentações culturais, seguido de curiosidades regionais.

“É muito gratificante receber esse reconhecimento da Fiocruz de que estamos no caminho certo. Mesmo com todas as dificuldades, estamos fazendo um SUS de forma digna e para todos”, comentou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

Também estiveram presentes a subsecretária Lânia Peixoto, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liamara Bricídio, o vereador Paulo Santana, da Comissão de Saúde do Legislativo Municipal, e Ilmara Santos, da Regional de Saúde Sul – Secretaria de Saúde da Bahia(SESAB).

A coordenadora do Departamento da Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, emocionada, chamou a atenção para a importância deste momento que mostra que Itabuna está conectada e reconhecida por uma Rede Nacional e também Internacional.

“Fomos escolhidos para ser o primeiro município do Brasil a receber esse intercâmbio e isso é muito gratificante. Trata-se de uma Rede construída por experiências inovadoras da Atenção Primária no SUS”, comentou.

Dayse Santos reforçou: “Estou imensamente feliz com este momento. Itabuna tem muito orgulho de ser uma Rede Colaborativa porque trabalhamos o SUS com todos, por todos e para todos. Acreditamos num Sistema Único de Saúde equânime, humanizado e, mesmo diante das dificuldades, conseguimos realizar um trabalho de formiguinha, mas com resultados concretos”.

A psicóloga sanitarista Stefânia Soares, Agente de Cooperação da Rede Colabora da ENSP/Fiocruz, destacou a importância do momento por conseguir reunir em um só lugar projetos que são referência. “Esse intercâmbio possibilita uma troca de inspirações e o compartilhamento de ideias inovadoras que influenciam diretamente na organização da Atenção Primária à Saúde”, concluiu.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.