
A empresa Tecgold Sistemas Ltda. – Park Gold, responsável pela operação do Sistema de Estacionamento Rotativo Remunerado – Zona Azul, instalou parquímetros para facilitar o pagamento da tarifa da zona azul em cinco pontos do centro da cidade, de acordo com o superintendente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Itabuna (ARSEPI), José Humberto Ramos Martins.
Segundo ele, a implantação dos parquímetros atende à exigência da Agência que levou em consideração as frequentes reclamações dos usuários do sistema de estacionamento rotativo pago nas vias públicas, em razão da insuficiência de monitores para atender de maneira adequada e eficiente à demanda. “Com efeito, indubitavelmente, a escassez de monitores tem gerado transtornos à população”, acrescentou o superintendente.
“O parquímetro, além de proporcionar maior autonomia ao usuário, contribui para a modernização e eficiência na gestão do espaço público, podendo, ainda, ser integrado a sistemas digitais e aplicativos móveis, ampliando as possibilidades de pagamento e fiscalização”, afirma o documento encaminhado à Tecgold Sistemas em maio passado e reiterado no início deste mês.
Atualmente, são oferecidas 1.350 vagas, com a destinação de 70 para idosos; 30 para pessoas com deficiência (PCD); e 123 para motociclistas.
A partir desta semana, os motoristas usuários do sistema de estacionamento rotativo já podem encontrar os equipamentos instalados em pontos fixos nos seguintes locais: Avenida do Cinquentenário, 193 e 1.295; Rua Almirante Barroso, 892; Rua Mariá Ferreira, 175; e Rua Adolfo Maron, 67.
O coordenador da Park Gold, Andrerlan Viana, informou que a utilização dos equipamentos é bastante fácil, devendo o usuário seguir o passo a passo por meio de adesivos aplicados. O pagamento da tarifa poderá ser feito por cartão de débito, cartão de crédito e moedas.