7ª edição do ‘Festival Afrofuturismo’ celebra os ‘Ancestrais do Futuro’ na maior conferência de futurismo, inovação e diversidade da América Latina



Foto: Divulgação


Da Redação

Os territórios da diáspora africana se entrelaçam na cidade de Salvador, entre os dias 5 e 6 de dezembro, em mais uma edição do ‘Festival Afrofuturismo’! Em ode aos ‘Ancestrais do Futuro’, tema do Ano VII, o maior evento de futurismo, inovação e diversidade da América Latina vai transformar o Centro Histórico da capital baiana em um verdadeiro guardião do ‘tempo espiralar’. As inscrições são 100% gratuitas e podem ser feitas através do Sympla.
Guia de Salvador



Iniciativa do Hub de Inovação Vale do Dendê, o festival conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador e integra as festividades do Salvador Capital Afro; apoio institucional do SEBRAE e do Hospital Albert Einstein; parceria de captação da Casé Fala; apoio de mídia da Afro.TV Brasil.

A programação acontece na Casa Vale do Dendê e os Largos Tereza Batista, Quincas Berro D’água e Pedro Arcanjo, promovendo o intercâmbio cultural e reflexão sobre possíveis futuros, a partir das referências que moldam as trajetórias afrocentradas.

Dando continuidade à imersão por territórios da diáspora, os participantes poderão aproveitar um circuito de palestras, talks, e rodas de conversa, além de escolher as trilhas de conhecimento que desejam seguir durante o evento. O percurso ditará os temas de painéis e oficinas, que estarão organizados nas seguintes categorias: ancestralidade, finanças, sustentabilidade, empreendedorismo, moda, tecnologia, arte e mídias.

Reunindo mais de 24 personalidades, entre pensadores, artistas, cientistas e ativistas, um dos destaques da temporada é o participação de Grazi Mendes, pesquisadora, referência em liderança e diversidade, e a homenageada da edição; que também inspirou o tema do festival ‘Ancestrais do Futuro’.
Turismo na Bahia



A escritora mineira, reconhecida internacionalmente pela Most Influential People of African Descent (MIPAD), como uma das maiores futuristas de origem africana. comanda o painel principal da edição na sexta-feira, 5, a partir das 14h, na sala ‘Arroz Doce’ da ‘Casa Vale do Dendê’. A painelista, que é autora do livro ‘Ancestrais do Futuro – Qual a Mudança que seu Movimento Alcança?’ (2024), tema que deu origem a esta edição, debate sobre a responsabilidade intergeracional e abre diferentes caminhos para um futuro mais inclusivo.

Junto à Grazi, outras personalidades da cena nacional estão confirmadas para a conferência, as estilistas Mônica Anjos e Isa Silva; a gestora de afroempreendedorismo do SEBRAE, Fau Ferreira; as empreendedoras Monique Evelle, Najara Black e Danielle Pires; o recordista do Guinness Book por viajar todos os países do mundo, Robson de Jesus; o ator e influenciador Everton Machado, as jornalistas Midiã Noelle, Naiara Oliveira e a editora do grupo A Tarde, Meire Oliveira, dentre outras atrações.

Na trilha de finanças, os participantes contarão com a presença da CEO do Movimento Black Money Nina Silva, da comunicadora e educadora financeira Cinara Santos. A relações-públicas Maihana Cazuquel, o geógrafo Diosmar Filho; a fundadora do DUMA – Hub de Inovação Criativa, Mel Campos e acelerados da Vale do Dendê contarão suas experiências.

Na cena internacional, o destaque é para o palestrante Saulo Montrond, fundador do canal de tv africano, TVA. O empresário divide insights e perspectivas com o cabo-verdiano, fundador e CEO da plataforma AfricanDev, Marcos Jamir, que viabiliza o contrato de profissionais de TI africanos para projetos no Brasil.

Em sua sétima edição, o Festival Afrofuturismo retorna com uma grade de treze horas de programação gratuita, fundamentada no universo afrocentrado. As palestras, mesas e talks estão inspiradas em conceitos como o ‘tempo espiralar’, a ‘imaginação radical negra’ e o ‘design ancestral’; conectando saberes tradicionais às práticas contemporâneas de inovação.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.