
Foto: Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação
Maycol Douglas
O Vitória é dono de um feito histórico no Campeonato Brasileiro: o gol mais rápido desde o início da era dos pontos corridos (2003). A marca foi registrada em 2008, quando o atacante Dinei balançou as redes contra a Portuguesa com apenas oito segundos de jogo, em duelo disputado no estádio do Canindé, no dia 6 de julho daquele ano. O lance relâmpago entrou para a história do clube e do Brasileirão, permanecendo imbatível até hoje.
A discussão sobre os gols mais rápidos voltou à tona na 30ª rodada do Brasileirão 2025. Na ocasião, Alan Franco, do Atlético-MG, e Joaquín Correa, do Botafogo, marcaram nos primeiros segundos de suas partidas, separados por apenas um segundo de diferença. De acordo com a cronometragem oficial da CBF, o equatoriano Alan Franco anotou o gol mais rápido da atual edição: 21 segundos após o apito inicial, na vitória do Atlético-MG por 1 a 0 sobre o Ceará, na Arena MRV.
Já o argentino Joaquín Correa marcou aos 22 segundos, no empate do Botafogo com o Santos por 2 a 2, no Nilton Santos. Mesmo com os novos registros, o recorde do rubro-negro baiano segue soberano. Nenhum outro jogador conseguiu superar a marca de Dinei, que há 17 anos colocou o nome do Vitória no topo desse ranking curioso do Brasileirão por pontos corridos.