
Foto: Reprodução
Da Redação
Com a aprovação do governo em recuperação nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também melhorou seu desempenho eleitoral nas simulações para a disputa presidencial de 2026, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro e divulgado nesta segunda-feira (27).
De acordo com o levantamento, Lula aparece numericamente à frente em todos os cenários testados contra nomes ligados ao bolsonarismo, embora ainda dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
No cenário contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 44,9% das intenções de voto, enquanto Tarcísio registra 40,9%, configurando empate técnico no limite da margem de erro. Em agosto, ambos apareciam praticamente empatados, com 41,9% cada.
Quando o adversário é Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, Lula tem 44,7%, contra 41,6% de Michelle. No levantamento de agosto, Michelle liderava numericamente com 43,4%, ante 42,3% do petista.
Em um cenário com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que segue inelegível e preso, após condenação a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado —, Lula aparece com 44,9%, contra 41,6% de Bolsonaro. Em agosto, o ex-presidente figurava numericamente à frente.
O Paraná Pesquisas também avaliou três cenários de primeiro turno, com Bolsonaro, Tarcísio e Michelle como principais adversários. Em todos, Lula ampliou sua vantagem em relação à pesquisa anterior. Nenhum outro candidato ultrapassou dois dígitos nas intenções de voto. Os nomes mais bem posicionados além dos principais foram Ciro Gomes (PSDB) e o governador Ratinho Junior (PSD).
O levantamento ouviu 2.020 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.