Governo da Bahia participa da abertura do II Fórum Nordeste de Economia Circular



Foto: Ivison Gambarra/SDE


Da Redação

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), marcou presença na abertura do II Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC) no Paço do Frevo, em Recife (PE), na tarde desta quarta-feira (15). A Bahia sediou a primeira edição do evento em 2023. O FNEC, que ocorre até sexta-feira (17), é uma iniciativa do Movimento Reinventando Futuros, que propõe repensar os modelos de produção, consumo e desenvolvimento no Nordeste.

“Aconteceu na Bahia, e agora ocorre aqui em Pernambuco. Vocês abraçam a segunda edição do Fórum Nordeste de Economia Circular, então é sinal de que já deu certo. Estamos aqui para construir esse novo futuro, levando essa cultura da circularidade, para as pessoas pensarem nos outros, e nós nos importarmos com os outros, por isso, foi com muita alegria que cheguei aqui no Recife, e vi a cidade, literalmente, fervendo. Aproveito para saudar o prefeito João Campos por abraçar o Fórum e acolher a causa. A economia circulando faz a gente ter esperança que o país, sobretudo o Nordeste, tem se reinventando com as Energias Renováveis e temos o privilégio de dizer que nossa região lidera o processo a nível mundial. Chamamos a atenção do mundo devido nossa irradiação solar e força dos ventos.”, afirma Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Liu Bergman, criadora e realizadora do Fórum Nordeste de Economia Circular e diretora Geral do Instituto Reinventando o Futuro, explica que o fórum é mais que um evento, é um ecossistema de conexão para pensar soluções reais. Nos dois dias, o FNEC reunirá empresas, governos, cooperativas, universidades, movimentos sociais e empreendedores em um espaço de diálogo e ação pela transição para uma economia circular, inclusiva e regenerativa. O Movimento Reinventando Futuros promove o desenvolvimento sustentável por meio da arte e da educação, guiado pelos 4C’s: educação Cidadã, Circular, Criativa e Curativa.

“Estamos hoje abrindo os trabalhos aqui em Recife, Pernambuco, segundo estado a receber o fórum. Saímos da Bahia, de Salvador, e agora a gente está chegando aqui, ocupando esse espaço emblemático que é o Museu Paço do Frevo, na presença de lideranças da sociedade civil, da academia, do poder público. Um encontro como esse é necessário e a gente está muito feliz de poder fazer isso aqui em Recife, na presença de tantas pessoas, de tantos estados do Nordeste.”, diz Liu Bergman.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.