
Foto: Divulgação
Da Redação
Com menos de um mês de primavera, as atenções já se voltam para o verão que se aproxima, e a previsão não é de alívio. De acordo com o Climatempo, a Bahia deve enfrentar temperaturas próximas dos 38 °C, com sensação térmica que pode ultrapassar os 40 °C. As máximas tendem a ocorrer já em dezembro, sobretudo nas regiões mais quentes do estado.
Produtos locais Bahia
A partir da segunda metade de janeiro, a tendência é de aumento da frequência e da abrangência das chuvas, com períodos mais longos de nebulosidade. Essa mudança deve amenizar levemente as temperaturas, sem, no entanto, eliminar o calor característico da estação. Mesmo com maior umidade, a Bahia deve permanecer sob o domínio de um verão tipicamente baiano – quente, abafado e de forte intensidade térmica.
As projeções climáticas também apontam para a ocorrência de temporais localizados, a s tradicionais chuvas de verão.
Diante do cenário, a Neoenergia Coelba anunciou um conjunto de ações para reforçar o sistema elétrico e reduzir os impactos provocados pelo calor extremo. Entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, a distribuidora afirma ter aplicado R$ 4,7 bilhões em obras de ampliação e modernização da rede, além da adoção de novas tecnologias para aumentar a resiliência do fornecimento.
Produtos locais Bahia
Uma das principais novidades para o verão deste ano é a aquisição de baterias para armazenamento de energia. Também foram adquiridas 359 novas antenas Starlink, que garantem que a comunicação entre os eletricistas e o Centro de Operações Integradas aconteça mesmo em locais isolados e sob forte chuvas.