
Foto: Divulgação
Da Redação
A BYD definiu para 9 de outubro a inauguração oficial de sua unidade em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de executivos globais da companhia, incluindo Wang Chuanfu, fundador e presidente mundial da montadora.
A abertura da fábrica sofreu alterações ao longo do ano. Inicialmente, a expectativa era que a unidade fosse inaugurada no primeiro semestre. Em junho, o vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy, havia anunciado o evento para o dia 26, mas a data precisou ser adiada. No dia 1º de julho, houve apenas uma visita às instalações e a apresentação dos primeiros protótipos, sem cerimônia oficial. Segundo Baldy, a falta de licenças, incluindo a ambiental, impediu o corte de faixa naquele momento.
Durante a visita, Stella Li, presidente das Américas e vice-presidente global da BYD, informou que a capacidade inicial da fábrica será de 150 mil veículos por ano. Ela também confirmou que a produção em Camaçari começará com o elétrico compacto Dolphin Mini, além do SUV híbrido Song Pro e do sedã híbrido King, desenvolvidos com a participação de engenheiros brasileiros.
A companhia ainda tentou reduzir de 10% a alíquota de importação das unidades SKD, que servirão de base para a montagem nacional. O governo manteve a taxa, mas autorizou, até janeiro, uma cota de importação com isenção de impostos para viabilizar a produção inicial.