Foto: Reprodução/Raimundo Mascarenhas - Calila NotíciasSalvador-based products
Da redação
O reciclador José Cassio Oliveira dos Santos, conhecido como José Nino, concluiu neste domingo (24) uma jornada de 2 mil quilômetros entre São Paulo e Nova Soure, no interior da Bahia, sua cidade natal. Aos 48 anos, ele levou 24 dias correndo para chegar ao destino, cumprindo um desafio que já havia realizado em 2020, durante a pandemia, quando completou o percurso em 27 dias.
Natural de Nova Soure e radicado em São Paulo desde a infância, José Nino concilia o trabalho como catador de recicláveis com a paixão pela corrida, iniciada há 20 anos. Inspirado pelo volume de treinos anuais, que chegavam a 6 mil km, decidiu transformar o cálculo em meta: correr até sua cidade natal. Para isso, estruturou um plano de hidratação e segurança, com o apoio de um amigo que o acompanhou de carro durante o trajeto.
A rotina de corrida incluía percursos diários de até 90 km, iniciados antes do amanhecer e interrompidos apenas no entardecer. Apesar do desgaste físico — perdeu até a unha de um dos pés — José Nino foi recebido com festa em Nova Soure. Após atendimento médico e alguns dias de descanso, ele retorna a São Paulo, dessa vez de ônibus, levando na bagagem mais uma conquista pessoal e o reconhecimento da sua cidade natal. Com informações do G1.