
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
Da Redação
Um caso raro foi registrado nesta terça-feira (26) no distrito de Tiquaruçu, zona rural de Feira de Santana. Um porco nasceu com duas cabeças, surpreendendo moradores da região.
O animal pertence ao comerciante e criador Raildo Mascarenhas, 50, que relatou ter tentado ajudá-lo a mamar, sem sucesso. “Na hora de sugar a teta da porca, o outro lado da boca não permite. Ele não consegue se alimentar”, contou.
Segundo especialistas, a anomalia é conhecida como bicefalia, resultado de uma separação incompleta do embrião durante a gestação. Nesse processo, dois embriões tentam se formar de maneira independente, mas acabam fundidos, gerando a má formação.
Casos semelhantes já foram registrados no país. Em 2024, no município de Simplício Mendes (PI), outro porco nasceu com duas cabeças. À época, o médico veterinário João Mendes, doutor em Biotecnologia da Reprodução Animal, explicou que anomalias congênitas podem ocorrer em várias espécies, mas são mais comuns em suínos.
Ainda de acordo com o especialista, a sobrevida desses animais é bastante improvável. “Em alguns casos é possível que o animal resista, mesmo com patologias severas. Mas, via de regra, anomalias como essa são incompatíveis com a vida”, disse.