Alta nos preços e busca por saúde mudam hábitos de consumo dos brasileiros, aponta pesquisa



Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


Da Redação

O arroz, o feijão, os ovos e as carnes seguem como base da alimentação dos brasileiros. No entanto, com o aumento no custo dos alimentos, outros itens tradicionais estão sendo deixados de lado nas compras do dia a dia. É o que mostra a pesquisa “Ouro na Prateleira”, realizada pela Reds Research, empresa especializada no setor de bens de consumo.

O levantamento, conduzido entre maio e junho deste ano, revela que a população tem priorizado produtos considerados essenciais.

Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados passaram a fazer compras em atacadões, e 70% optaram por marcas próprias ou mais baratas. Além disso, 64% disseram ter reduzido gastos com lazer, roupas e restaurantes, enquanto 40% buscaram uma renda extra para lidar com o aumento do custo de vida.

Apesar dos cortes, alguns produtos seguem firmes no carrinho dos consumidores. De acordo com a pesquisa, 33% pretendem consumir mais chocolate nos próximos meses, ainda que 31% considerem o item caro. O café também segue valorizado: 44% planejam aumentar o consumo, número que chega a 56% entre as classes mais baixas.

Outro fator que influencia as escolhas no supermercado é a nova rotulagem nutricional. Segundo o estudo, 75% dos consumidores já trocaram algum produto por outro mais saudável após ler alertas como “alto teor de açúcar” na embalagem. Para 61%, essas informações são decisivas na hora da compra.
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