ste sábado, dia 26, presidiu a solenidade de entrega das instalações do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), no Jardim Grapiúna. Ele destacou que a manutenção e reforma de equipamentos públicos que servem à população, principalmente, as pessoas mais vulneráveis é importante.
“Mas é o que enfatizei na entrega de três salas de aula na do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, noite de sexta-feira.Para o poder público, é fundamental o acolhimento, a atenção e o acolhimento da gente que mais necessita de cuidado, porque esse é o papel da Prefeitura. E nós sabemos fazer isto e é disto que a população precisa”, disse o prefeito na solenidade simples que integrou a programação comemorativa dos 115 anos de emancipação política do município, que se celebra na segunda-feira, dia 28.
“Portanto, a partir de agora as pessoas em situação de rua terão um espaço para atendimento especializado, com psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais.Tenho certeza de que quem está à frente desta unidade assistencial saberá levar adiante essa missão que foi ampliada a partir de 2021 durante a atuação da ex-primeira-dama Andrea Castro que ocupava a titularidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza”, acrescentou, Augusto Castro.
O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, disse que a reforma do Centro POP teve objetivo de dar uma melhor atenção e acolhimento às pessoas em situação de rua, onde recebem atendimento especializado com equipe multiprofissional e serviços como alimentação, higiene pessoal e refeições. “Aqui também fazemos a escuta e o encaminhamento a outros órgãos públicos para a emissão de documentos e assistência como estabelece a legislação.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Na noite de sexta-feira, dia 25, também acompanhado de secretários municipais e do vice-prefeito Josué Brandão Junior, da diretora Gleisa Costa, vice-diretores e professores, o prefeito Augusto Castro fez a entrega de três salas de aula e do novo parque infantil, playground, minicampo de futebol, climatização de 12 salas de aula e nova pintura na fachada do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, na Praça da Bandeira, no centro. Além disso, ele anunciou para a duplicação de matrículas para creche e educação infantil na unidade escolar da Secretaria Municipal da Educação que passará das atuais 250 para 500 vagas.
Mais mais cinco salas de aula serão construídas, a partir da incorporação de espaços do prédio anexo, onde funcionou a antiga Casa do Educador, de acordo com o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro. Ele lembrou que desde 1934 a Escola Lúcia Oliveira integra a Rede Municipal de Ensino, tendo sido municipalizada em 2004, quando passou a atender preferencialmente crianças de 18 meses a cinco anos de idade nos segmentos de creche e pré-escola.
O secretário ainda informou que não há falta de professores na Escola Municipal Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano. Com relação à Portaria, ele disse que houve a saída de um funcionário efetivo e um novo assumirá o posto e acrescentou que também não falta servidor na cozinha, já que uma servidora aprovada no Processo Seletivo estará na unidade escolar na próxima terça-feira, dia 29.
“Temos trabalhado para superar todas as questões do cotidiano da Rede Municipal de Ensino e para continuarmos nessa busca por uma educação mais forte é importante a presença e participação das famílias”, concluiu o secretário Rosivaldo Pinheiro, que renovou o convite entrega da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, na travessa Santa Rita, no Bairro Califórnia, no Dia da Cidade, dia 28, às 16 horas.