Itabuna 115 anos: investimentos da administração municipal melhoram qualidade de vida da população





Itabuna comemora 115 anos de emancipação política nesta segunda-feira (28), vivenciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social. Ao longo dos últimos quatro anos e meio, a gestão do prefeito Augusto Castro tem promovido mudanças significativas em diversas áreas, com foco no bem-estar da população da maior cidade do Sul da Bahia.

Os investimentos em infraestrutura urbana se destacam pela pavimentação de qualidade no centro e nos bairros, requalificação da orla da Beira Rio, das praças Camacan e Hélio Lourenço, além de equipamentos nos bairros São Caetano, Conceição, Santo Antônio, Fátima e Mangabinha. Esses espaços se tornaram áreas de convivência e lazer, com estrutura adequada para todas as idades.

Na mobilidade urbana, o início das obras de duplicação de trechos da BA-415, entre Nova Itabuna e Nova Ferradas, a requalificação da ponte Conceição-Centro e do Viaduto do Banco Raso são intervenções estruturantes que visam garantir fluidez no trânsito e mais segurança para quem transita pela cidade e região.

No saneamento, a EMASA entregou dois grandes reservatórios nos bairros Novo Lomanto e Novo Jaçanã, com capacidade total de oito milhões de litros. Com melhorias na rede de distribuição e nas estações de tratamento, o abastecimento diário de água beneficia mais de 150 mil pessoas. Outro marco foi o fim do lixão, com a destinação correta dos resíduos para a CVR Costa do Cacau e a criação do Projeto Recicla Itabuna, que tem fortalecido a coleta seletiva e dado dignidade aos catadores da AACRRI, tornando a cidade referência nacional em gestão de resíduos sólidos.

Na área da saúde, a população passou a contar com o Novo Hospital de Base e o Novo São Lucas, ambos com atendimento 100% SUS. As reformas em Unidades Básicas de Saúde também contribuíram para ampliar o acesso a serviços de qualidade.

Na educação, foram construídas e requalificadas escolas como o IMEAM e o Lourdes Veloso. A valorização dos educadores e a ampliação de vagas no ensino fundamental fortalecem a aprendizagem e abrem novas perspectivas para as crianças e jovens itabunenses.

A atenção às famílias em situação de vulnerabilidade também se intensificou. A distribuição de peixe na Semana Santa e cestas natalinas chegou a cerca de 30 mil famílias. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, tem investido em capacitação na Escola Profissionalizante, atendimento no requalificado Centro Pop e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

O esporte e a cultura têm ganhado novos palcos. A Arena Grapiúna, a pista de skate na Beira Rio e o Campeonato Interbairros incentivam o convívio saudável e o espírito comunitário. Já na cultura, o Ita Pedro se consolidou como o maior São Pedro do Brasil, movimentando a economia e valorizando as tradições locais. A Lavagem do Beco do Fuxico ganhou força como o “carnaval itabunense”, e a Escola de Talentos vem estimulando novas gerações de artistas nas mais diversas linguagens.

Diante de todos esses avanços, o prefeito Augusto Castro destaca: “Celebrar os 115 anos de Itabuna é reafirmar nosso compromisso com o seu povo. Itabuna é feita de gente trabalhadora, criativa e determinada. Temos investido para transformar a cidade num lugar mais justo, moderno e com oportunidades para todos. Cada obra, cada ação e cada política pública têm um propósito: melhorar a vida das pessoas. E vamos seguir em frente, construindo juntos uma cidade que se orgulha do seu passado, vive com dignidade o presente e olha com esperança para o futuro”, concluiu.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.