Caminhada, plantio e confraternização: assim foi o domingo da Turma da Caminhada















Enfim, aconteceu a tão aguardada confraternização da Turma da Caminhada. Após meses de pedidos dos integrantes do grupo, o amigo e aventureiro Fábio Dias gentilmente cedeu o espaço de sua fazenda, localizada na região rural do Barbado (zona oeste do município de Ibicaraí), para a realização da 1ª Confraternização da Turma.

A Fazenda União fica a cerca de 10 km da cidade, e o combinado, claro, foi irmos a pé — afinal, somos a Turma da Caminhada. Partimos às 6h do Calçadão Dagmar Pinto com cerca de 40 integrantes. A caminhada durou aproximadamente duas horas, passando por estradas vicinais e belas paisagens de fazendas de gado (a região é de pecuária), até chegarmos ao nosso destino.

Lá, Fábio e sua família nos aguardavam com um delicioso café da manhã, com sucos, frutas, bolos, cuscuz com ovo, pão com presunto e queijo. O friozinho do inverno foi aquecido por uma fogueira, muito licor e, principalmente, pelo calor humano dessa turma que cresce a cada dia e vem se tornando uma verdadeira família.

Nosso propósito vai além do exercício físico: buscamos conhecer e valorizar o meio rural por meio das caminhadas, promovendo ações de preservação ambiental e conscientização junto às comunidades da zona rural.

Após o café, parte do grupo foi para a cozinha preparar o churrasco do almoço, enquanto a outra parte se dedicou ao plantio de mudas — um dos mantras da Turma da Caminhada. Foram formadas dez duplas que plantaram dez mudas de árvores da própria fazenda.

Em seguida, veio o momento de confraternização: muito forró, licor, carne assada, feijão tropeiro, arroz e vinagrete. No fim da tarde, parte do grupo retornou caminhando, enquanto outros voltaram de moto. Chegamos em casa cansados, felizes e já sonhando com a próxima aventura.

O restante desse domingo inesquecível pode ser visto nos registros em fotos e vídeos — e, claro, guardado na memória de cada um de nós. Importante lembrar que cada participante colaborou com 20 reais para a realização do café e o churrasco.



Arnold Coelho
Pensando na próxima caminhada
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.