
O município de Itabuna foi contemplado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com obras e equipamentos importantes que contribuirão diretamente para a melhoria do acesso aos serviços de saúde pública. São quatro ambulâncias para o SAMU-192, sendo duas destinadas à renovação de frota, e outras duas para ampliação da frota da Central Regional de Itabuna que atende os municípios circunvizinhos, uma Unidade de Saúde, 10 kits de UBS e 1 Kit de Teleconsulta.
A iniciativa integra o Novo PAC Seleções/etapa 2025, um programa do Governo Federal em que os Estados e Municípios puderam participar se inscrevendo nos projetos que atendem as demandas locais. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a previsão é que as novas ambulâncias destinadas à ampliação da frota do SAMU-192 sejam entregues após processo licitatório que será realizado pelo Ministério da Saúde.
“Estamos muito felizes com o resultado, porque reflete o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD)em participar ativamente das seleções e programas disponibilizados pelo Governo Federal, pensando sempre na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, comenta Lívia Mendes.
As ambulâncias destinadas à expansão da frota, lembra a secretária, ampliará a cobertura do SAMU-192 enquanto as destinadas à renovação da frota possibilitará trocar por novos os veículos desgastados pelo tempo de uso.
Para aumentar a oferta de serviços da Atenção Primária à Saúde, Itabuna também foi contemplada com a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, ampliando deste modo, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“Ainda receberemos um combo de equipamentos para as UBS de modo a melhorar e modernizar essas Unidades com câmara fria exclusiva para vacinas, ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafo telessaúde e espectrômetro digital”, informa.
Sobre o Kit de equipamentos para Teleconsulta, a secretária de Saúde salienta que permitirá estruturar um espaço para operacionalização da ação estratégica SUS Digital na Atenção Primária à Saúde. “Será um estímulo a redução de barreiras geográficas para realização de consultas virtuais e diagnósticos”, disse.