
Foto: Divulgação
Da redação
Em comemoração aos 34 anos da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91), a Apae Salvador realiza, na quinta-feira (24), das 9h às 17h, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o evento intitulado “Avanços, desafios e novas perspectivas na inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. A iniciativa tem como objetivo promover o diálogo entre empresas, órgãos públicos e instituições sobre empregabilidade, diversidade, permanência e desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (PCD) nos ambientes corporativos.
A programação contará com dois painéis temáticos, que abordarão desde os desafios atuais até boas práticas e perspectivas para o futuro da inclusão profissional de PCDs. Os debates reunirão especialistas e representantes de instituições comprometidas com a causa, além de apresentações culturais que evidenciam a potência artística como ferramenta de inclusão. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link, que será disponibilizado nas redes sociais da Apae Salvador. (Confira a programação ao final da matéria)
Dentre os facilitadores, está a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Priscila Leal Silva, que destacará o impacto da Lei de Cotas nas últimas três décadas. “Até dezembro de 2024, cerca de 57,6% das cotas existentes para pessoas com deficiência no Brasil estavam preenchidas. No entanto, o número de brasileiros com deficiências graves e moderadas em idade laboral poderia suprir 7,19 vezes o total de cotas reservadas. É preciso refletir sobre os reais obstáculos à plena efetividade da Lei e como superá-los”, destaca.
Segundo a coordenadora de Assistência Social da Apae Salvador, Jaqueline Braz, o evento é também um chamado à mudança de mentalidade nas empresas. “Nesses 34 anos, avançamos em relação ao cumprimento das cotas, mas é necessário que a sociedade brasileira e os empregadores reconheçam o potencial das pessoas com deficiência para atuação profissional. A experiência da Apae Salvador mostra que quando a oportunidade é oferecida e esses profissionais são acompanhados, os resultados para produtividade da empresa e o desenvolvimento profissional da PCD são inquestionáveis”, ressalta.
Apae Salvador e o mercado de trabalho
Atualmente a Instituição conta com empresas ativas que são assessoradas nas áreas da saúde (hospitalar), alimentação e educacional. Cerca de 29 jovens estão em oficinas para inserção no mercado de trabalho. No banco de dados da Apae Salvador, na série histórica, 825 pessoas com deficiência já foram inseridas em 84 empresas parceiras.
A Apae Salvador trabalha com assessoramento técnico de empresas, no processo de inserção de pessoas com deficiência, com a metodologia intitulada de emprego apoiado. Dentro dessa metodologia, existe o acompanhamento que envolve a família, a PCD e a empresa, com o acompanhamento desse trabalhador, realizado pela Apae. Durante a capacitação, há um processo formativo com foco no desenvolvimento humano.
O acompanhamento é feito dentro de um período de 12 meses. Essa carga horária será válida para capacitação desse profissional na função que está na experiência, somadas ao período da Apae e da empresa. Nomes como Outback e Le Biscuit também fazem parte da história da Instituição, nesse processo de capacitação e qualificação ocorridas ao longo desses anos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
PAINEL 1 – 9H ÀS 12H
AVANÇOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PCDS NO MERCADO DE TRABALHO
Mediação: Isabela Monção, administradora, servidora do TJBA, especialista em Gestão Pública e Direitos Humanos e integrante da Comissão de Acessibilidade TJBA
– Impacto da Lei de Cotas nos Últimos 30 Anos
Priscila Leal, auditora Fiscal do Trabalho;
– Panorama da Inclusão de PCDs no Mercado de Trabalho na Bahia
Marcelo Zig, superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo da Bahia;
– Acessibilidade como Direito e Ferramenta de Inclusão
Daiane Sousa de Pina Silva, presidente do COMPED – Conselho Municipal dos Direitos de PCDs;
– Formação e Capacitação Profissional de PCDs
Lidiane Sommer, psicóloga e representante do IFBA
– O Trabalho do Sine Capaz na Inserção de Pessoas com Deficiência no Trabalho
Nanci de Mata, coordenadora do SINEBAHIA CAPAZ;
– Apresentação de Dança
Cia de Dança Opaxorô
PAINEL 2 – 13H ÀS 17H
PERSPECTIVAS FUTURAS E BOAS PRÁTICAS NA INCLUSÃO DE PCDS
Mediação: Érica Oliveira, administradora e orientadora social da Apae Salvador
– Apresentação Musical
Grupo Musical APABB;
-Avanços e Perspectivas futuras na Inclusão de Pessoas com Deficiência
Silvanete Brandão, presidente da ABADEF – Associação Baiana dos Deficientes Físicos;
– Responsabilidade do RH na garantia da Inclusão Social nas empresas
Joilma Nobre, psicanalista especialista em análise de perfil comportamental;
– Boas Práticas na Inclusão de PCDs: Casos de Sucesso
Elvis Gibson, assessor do TJBA e professor universitário, e Vinícius Golveia, integrante da Apae Salvador;
– Arte como Ferramenta de Inclusão e Empoderamento – Como as expressões artísticas potencializam a autonomia e a visibilidade das pessoas com deficiência Antônio Marques, coordenador de Artes da Apae Salvador;
– Os desafios enfrentados como pessoa com deficiência no Mundo do Trabalho
Fernando Gaburri, promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia