
Os “20 Anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência” será o tema da XV Conferência Municipal da Assistência Social (COMAS) de Itabuna, que acontecerá nos próximos dias 9 e 10 de junho. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como objetivo garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a Conferência terá espaço no Centro de Cultura Adonias Filho.
Com o objetivo de tratar sobre os preparativos para a realização da XV COMAS, na tarde de quinta-feira, 8, o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, participou na sede do GAPA de uma reunião com a presidente do CMAS, Celeste Aída Seara Souza, juntamente com assistentes sociais e técnicos da SEMPS, bem como representantes de entidades de assistência que integram o Conselho.
Trindade ressaltou a importância da realização da COMAS como sendo um pilar da Assistência Social, porque através dela são delineadas às políticas públicas para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no município. “O Conselho Municipal de Assistência Social funciona como um órgão fiscalizador das ações da Secretaria”, disse.
“Porém, quando o colegiado propõe essa Conferência é para, juntamente com a sociedade, dizer como será, como é que a SEMPS vai conduzir a assistência social do município nesse ano de 2025. Logicamente que nós já temos alguns projetos em andamento, mas as diretivas que saírem dessa Conferência vamos ter que ler e analisar com carinho para viabilizar o pleno cumprimento do que for apresentado”, enfatizou Trindade.
A presidente do CMAS, Celeste Aída Seara Souza, ao falar da importância da Conferência em comemoração aos 20 anos do SUAS, destacou a necessidade de promover a discussão, avaliar e verificar as deliberações que foram implementadas com base na última Conferência, realizada há dois anos.
“A gente está fazendo um checklist para ver o que precisa ser feito em cima do que a gente já tem trabalhado. E, para isto, queremos contar com a participação da sociedade como um todo, para que a gente possa resolver as demandas sociais, que são muitas”, disse Celeste Aída.
Integrante da equipe organizadora da Conferência, a assistente social Lucivânia Costa disse que o objetivo do encontro de ontem foi preparar os profissionais da assistência social para o momento da Conferência, que precisa ter um alcance amplo de participação democrática.
“Estamos fazendo esse encontro justamente para preparar os profissionais, para qualificar o debate e trazer grandes benefícios para a assistência do nosso município, que atua junto à população mais carente e socialmente vulnerável”, finalizou.