O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), presidiu hoje, dia 8, a solenidade de posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CONDUS). Esta foi a primeira vez na história que um prefeito compareceu à sessão ordinária do colegiado, criado há 20 anos, como órgão consultivo e deliberativo da Administração Municipal.
Na sessão, o Chefe do Executivo discorreu sobre os projetos e obras estruturantes neste segundo mandato, a exemplo da construção da nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando a Avenida Amélia Amado, no centro da cidade, ao Bairro da Conceição, e o viaduto sobre a rotatória da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso.
Também citou a duplicação de trechos das rodovias BR-415, entre Nova Itabuna e Ferradas, e do Bairro de Fátima ao Cidadelle, e BR-101, entre o posto da PRF e a pedreira ao sul. Além disso, comentou sobre a pista ligando as ruas João Telles e Pastor José Marques, no Conceição, ao condomínio Real Ville, onde se inicia a BA-649, obra de duplicação do acesso ao litoral.
Augusto também citou a realização do Projeto Mais Água para a Cidade, cuja primeira etapa já foi entregue no Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, para atender bairros da zona oeste, sobre a segunda etapa, com testes em andamento, e que juntos vão atender 143 mil pessoas, das zonas sul e sudeste.
Também falou do Mais Água III, onde serão investidos mais de R$ 21 milhões do PAC Seleções, do Governo Federal, para atender as seguintes localidades da zona norte: Nova Califórnia, Santa Inês, condomínio residencial Jardim América I e II, Parque Verde, Parque Boa Vista, Vila das Dores, parte alta do João Soares e os loteamentos Paraíso e Vitória Loup Soares.
A composição do CONDUS é tripartite com a distribuição entre órgãos públicos, entidades civis e movimentos sociais com os conselheiros tendo mandato de quatro enquanto a presidência com mandato de dois. O atual presidente, arquiteto e urbanista Marcelo Augusto Almeida Andrade, foi reeleito para o biênio 2025/2027.
Ele explicou que como órgão consultivo e deliberativo cabe ao CONDUS apreciar grande parte dos projetos de obras públicas e de empresas privadas, quando envolvem riscos para a população. “A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo sempre submete tais projetos à apreciação do colegiado antes da emissão de alvarás”, acrescentou.
Prestigiaram a sessão ordinária e de posse, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia,