
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), vai realizar na próxima segunda-feira, dia 26, um Mega Ambulatório para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Itabuna e região que aguardam na fila por uma cirurgia.
Naquela data, os pacientes encaminhados pelos municípios de origem passarão por uma consulta no ambulatório da unidade hospitalar para então, serem encaminhados para o Projeto de Cirurgias Eletivas.
O projeto será iniciado neste final de semana (dias 23, 24, 25 e 28), com a previsão de 20 procedimentos cirúrgicos por dia. Dentre os quais estão: cirurgias de hérnia, histerectomia e hemorroidectomia. Serão chamados de imediato, os pacientes que já estão autorizados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).
O projeto de ampliação das cirurgias eletivas é uma iniciativa da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de atender a demanda reprimida e diminuir a fila de pacientes cirúrgicos nos municípios regionais pactuados pelo SUS.
Por isso, a unidade hospitalar está convocando os municípios pactuados para que alimentem a lista única da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) visando o preenchimento da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) desses pacientes.
“O apoio de cada município é fundamental para dar celeridade ao processo”, declarou o diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão.
Vale destacar que as cirurgias eletivas vêm sendo realizadas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através de convênio firmado entre a FASI, Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna e o Governo da Bahia. Em média, 350 cirurgias são realizadas por mês.
Com a ampliação do Novo Hospital de Base, a expectativa é dobrar a capacidade de cirurgias para 600 a cada mês.” Vamos dar um salto no número de cirurgias eletivas. Essa é uma grande conquista do prefeito Augusto Castro, que vem investindo na área da saúde e firmando uma forte parceria com o governo do estado”, destacou Paulo Medauar, diretor técnico-médico da FASI.
Para mais informações, basta entrar em contato com o ambulatório do Hospital de Base, através do número 73 9 9865-4163.