Faculdade de Ilhéus realizou o evento "Imersão no Tribunal do Júri"




Faculdade de Ilhéus realizou o evento


“Imersão no Tribunal do Júri”


A Faculdade de Ilhéus, comprometida com a formação prática e crítica de seus estudantes, realizou no dia 6 de maio a atividade extensionista "Imersão no Tribunal do Júri", com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos desafios e responsabilidades dos diversos operadores do direito em um tribunal do júri. O evento, que prepara os estudantes para o júri simulado que ocorrerá no segundo semestre, incluiu dois minicursos ministrados em salas de aula e um ciclo de palestras.


O primeiro minicurso, intitulado "Construção de Teses Argumentativas", foi conduzido pelo corregedor-geral do Município de Ilhéus, Paulo Landi, bacharel em Direito pela Faculdade de Ilhéus e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal.


O segundo minicurso, denominado "Inquérito Policial no Tribunal do Júri", foi apresentado pelo delegado de Polícia Civil, Helder Carvalhal, titular do Núcleo de Homicídios de Ilhéus, graduado em Direito pela Uesc e pós-graduado em Ciências Criminais. Este minicurso ressaltou a importância da correta coleta de provas para a formação do convencimento dos jurados.


Durante a programação noturna, realizada no auditório Professora Adélia Maria Carvalho de Melo, ocorreram três palestras mediadas pela professora Thiara Gonçalves. O promotor de Justiça Rafael Lima Pithon discutiu a atuação do Ministério Público, salientando as consequências da insegurança jurídica. Já o advogado criminalista Silvio Ricardo Bute, graduado pela Uesc e presidente da Comissão Especial de Direito Criminal da OAB - subseção Itabuna, enfatizou a função da defesa e sua relevância para o equilíbrio do sistema judiciário.



Por fim, o magistrado Helvécio Giudice de Argollo, doutor em Direito, apresentou uma visão abrangente sobre a busca pela verdade real, baseada em sua experiência nas três funções (advocacia, Ministério Público e Magistratura), e destacou os desafios éticos na retórica jurídica. Ele atua na 1ª Vara de Família da Comarca de Ilhéus, é professor de Direito Processual Penal da Uesc e bacharel em Psicologia.
Segundo o professor Joilson Vasconcelos, coordenador do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, “a nossa proposta com a Imersão no Tribunal do
Júri é enriquecer a formação dos alunos, preparando-os para o júri simulado, além de proporcionar um espaço para a discussão crítica sobre o papel do direito na sociedade”.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.