
Foto: Beti Niemeyer/Divulgação
Da Redação
O ator baiano Othon Bastos será homenageado nesta segunda-feira (19) com a Medalha Arlindo Fragoso, concedida pela Academia de Letras da Bahia (ALB). A cerimônia será realizada em sessão especial, às 17h, na sede da instituição, localizada na Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em Salvador. O evento é aberto ao público.
Com quase 75 anos de carreira no teatro, cinema e televisão, Othon Bastos receberá a honraria pelo conjunto de sua contribuição artística. A Medalha Arlindo Fragoso é uma das principais comendas da ALB e homenageia personalidades que se destacam em suas áreas de atuação. Bastos completará 92 anos no próximo dia 23 de maio.
O ator está na capital baiana para apresentar seu primeiro monólogo, Não me entrego, não, espetáculo pelo qual foi agraciado este ano com o Prêmio Shell de Melhor Ator. A peça estará em cartaz no Sesc Casa do Comércio entre os dias 21 e 25 de maio, e aborda episódios marcantes de sua trajetória pessoal e profissional, com momentos dramáticos e bem-humorados.
Natural de Tucano, no interior da Bahia, Othon Bastos mudou-se para o Rio de Janeiro na juventude, após a morte dos pais. Iniciou sua carreira no grupo teatral de Paschoal Carlos Magno, atuando inicialmente nos bastidores e, a partir de 1951, como ator. Desde então, participou de dezenas de produções cinematográficas, entre elas Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha; São Bernardo, de Leon Hirszman; O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto; e Central do Brasil, de Walter Salles.
Na televisão, Othon Bastos é um dos artistas com maior número de participações, acumulando mais de 80 atuações em novelas, minisséries e programas especiais.