O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, nesta quarta-feira (8), para a atuação de uma nova onda de calor no decorrer dos próximos dias. De acordo com o Instituto, a principal atuação do fenômeno se dará pelo interior do Brasil.
O aviso meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) de onda de calor abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do País e é válido até, pelo menos, a próxima sexta-feira (10).
Segundo o Inmet, o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.
Ainda de acordo com a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. O Inmet reforça que segue monitorando a situação.
A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.
Bahia
De acordo com as análises feitas pela Agência Sertão, na Bahia, as regiões de Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Guanambi serão as mais afetadas, com possibilidade de novos registros de máximas em torno dos 41ºC a partir de domingo (12), principalmente nos municípios banhados pelo Rio São Francisco, incluindo aqueles do Norte de Minas Gerais.
Em Vitória da Conquista, cidade conhecida pelo frio, as temperaturas podem voltar a passar do 35ºC, assim com em Feira de Santana. Já em Salvador e no restante do litoral o calor não deve ficar muito forte durante a onda de calor.
As previsões de momento indicam que outras regiões do estado também terão temperaturas bem acima da média e que não deve chover de forma significativa em nenhuma região, com pancadas apenas no litoral Norte.
Depois de alguns dias chuvosos, as regiões de divisa com Minas Gerais e Goiás já estão novamente sob alerta amarelo para baixa umidade. As condições climatológicas devem ficar gradualmente mais adversas com o passar dos dias.
Centro-Oeste
A onda de calor começou mais uma vez pelo Centro-Oeste do país. Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias. Além do calor excessivo, a umidade relativa do ar deve cair a níveis críticos.
O Inmet explica que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.