
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu deputados federais para um jantar na noite de quarta-feira (5), na Granja do Torto, em Brasília. O encontro foi marcado por clima de cordialidade e sinalizou a reaproximação entre o petista e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após episódios recentes de atrito.
Segundo relatos divulgados pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Lula afirmou durante o encontro que Motta pode contar com o apoio do governo “em todas as ocasiões”. O presidente também elogiou a atuação do parlamentar à frente da Câmara, destacando a condução de pautas consideradas relevantes, como a isenção do Imposto de Renda para parte da população e a reforma tributária.
Hugo Motta, por sua vez, teria definido Lula como “muito habilidoso” na articulação política. De acordo com o Palácio do Planalto, além do presidente da Câmara, outros 29 deputados participaram do jantar, incluindo líderes de partidos do Centrão, como Dr. Luizinho (PP-RJ) e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA). O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, foi o único representante da Casa Alta presente. O encontro começou por volta das 19h e terminou às 22h.
A expectativa é que o presidente realize, após o Carnaval, uma reunião semelhante com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e líderes da Casa. A avaliação do governo é que o baixo quórum de senadores em Brasília neste período recomenda o adiamento do encontro. Entre as prioridades da articulação política está a aprovação da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF)