
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Da redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na madrugada deste sábado (3) que forças norte-americanas realizaram um ataque militar contra a Venezuela. A declaração foi feita por meio de uma publicação na rede social Truth Social.
Segundo Trump, o presidente venezuelano Nicolás Maduro e a esposa teriam sido capturados durante a operação e retirados do país. “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e o seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, juntamente com a sua esposa, capturado e levado para fora do país”, escreveu.
O presidente norte-americano informou ainda que dará mais detalhes sobre a operação militar em uma coletiva de imprensa marcada para as 13h deste sábado, no resort de Mar-a-Lago, na Flórida.
Após o anúncio, o governo da Venezuela declarou estado de emergência. Em comunicado oficial divulgado pela imprensa internacional, autoridades venezuelanas convocaram a população a reagir ao que classificaram como agressão dos Estados Unidos e informaram a ativação de planos de defesa nacional.
De acordo com o texto, o governo determinou a mobilização das forças sociais, políticas e da Força Armada Nacional Bolivariana para garantir a soberania e a ordem interna do país.