
Foto: Pedro França
Da Redação
As cerimônias de posse do presidente da República e dos governadores terão novas datas a partir de 2027. A mudança decorre de uma emenda constitucional promulgada em 2021 e valerá para os eleitos nas eleições de 2026, alterando um rito que, até então, acontecia tradicionalmente no dia 1º de janeiro.
Com a nova regra, o presidente e o vice-presidente da República tomarão posse no dia 5 de janeiro. Já os governadores e vice-governadores eleitos assumirão os cargos no dia seguinte, 6 de janeiro. A alteração tem como objetivo principal evitar a coincidência com as festas de fim de ano, que historicamente dificultam a participação de autoridades e do público em geral nos atos solenes.
A mudança foi recentemente lembrada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), que ressaltou o impacto positivo da medida sobre a organização institucional das posses. “A emenda constitucional altera, a contar das eleições de 2026, as datas de posse do presidente e do vice-presidente da República para o dia 5 de janeiro e dos governadores e vice-governadores para o dia 6 de janeiro”, afirmou o parlamentar.
Segundo defensores da alteração, a nova dinâmica também facilita a presença de governadores recém-eleitos na cerimônia presidencial, além de ampliar o envolvimento popular, já que os atos deixam de disputar atenção com as celebrações de réveillon.
As eleições gerais de 2026 estão marcadas para outubro, com o primeiro turno previsto para o dia 4. Caso nenhum candidato alcance maioria absoluta, o segundo turno para presidente e governadores será realizado em 25 de outubro.