Camaçari se destaca no cenário econômico com ampliação de novas empresas e geração de 42 mil postos de trabalho em 2025






Camaçari tem se destacado no cenário econômico ao ampliar o potencial como ambiente favorável aos negócios e ao empreendedorismo. O município segue em trajetória de crescimento, impulsionada pela diversificação econômica, atração de investimentos e fortalecimento dos setores produtivos.


Conforme dados do Painel de Informações sobre Aberturas de Empresas no Brasil, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2025 foram abertas 7.546 novas empresas na cidade, o que reforça o dinamismo da economia local e a confiança dos empreendedores no município.

“Os números mostram o que a gente já vem percebendo no dia a dia. Camaçari retomou o seu lugar de destaque e protagonismo, sendo considerada uma das melhores cidades do país para se fazer investimento no setor da indústria. É o resultado do trabalho integrado que estamos fazendo para a atração de novos empreendimentos, geração de emprego e renda e para quem mora aqui”, ressalta o prefeito Luiz Caetano.

Para a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec), Adriana Marcele, os dados oficiais mostram que a cidade vive um momento muito positivo no setor, tanto na geração de empregos quanto na abertura de novas empresas. “Esse crescimento está diretamente relacionado à nossa estratégia de atração e atendimento ao investidor. A participação da Sedec na INDEX – Feira da Indústria da Bahia 2025 marcou um novo posicionamento de Camaçari no cenário industrial, quando inauguramos novos processos de atendimento ao empresário investidor, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e da Fazenda [Sedur e Sefaz], apresentando a cidade com dados, planejamento e capacidade de absorver novos empreendimentos”, pontua.

Do total de novos empreendimentos abertos em 2025, mais da metade se concentra no setor de serviços, com 4.476 empresas abertas. Em seguida, destacam-se os segmentos do comércio, com 1.932 novos negócios; da indústria, com 594 empresas; e da agropecuária, com 37 registros.

Esse cenário evidencia o crescimento consistente do município e seu expressivo potencial de desenvolvimento, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida da população, especialmente por meio da geração de emprego e renda.

Na comparação com o ano anterior, os dados confirmam a evolução positiva. Em 2025, Camaçari registrou 42.045 novas admissões no mercado de trabalho, 6.134 a mais do que o número de admitidos em 2024. Entre os setores que mais geraram empregos em 2025, destacam-se a construção, seguida pela indústria de transformação, serviços e comércio, reafirmando a diversidade e a força da economia local.

“A Sedec avançou na reestruturação do CIAT [Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador], adotando uma gestão mais próxima das pessoas. Essa atuação passou a olhar tanto para o trabalhador, que busca uma recolocação no mercado, quanto para o empresário que precisa contratar. Um exemplo concreto dessa atuação foi toda a condução e articulação realizada nos processos seletivos da BYD em Camaçari, garantindo organização, acesso e eficiência na conexão entre a empresa e milhares de trabalhadores”, destaca a secretária Adriana Marcele.

Outro dado importante é o crescimento equilibrado entre o porte das empresas na geração de empregos, com forte participação de micro e pequenas no número de vagas ofertadas, bem como de grandes empresas, demonstrando que o desenvolvimento econômico está distribuído e alcança diferentes perfis de negócios.

Esse equilíbrio também aparece quando analisamos a abertura de empresas. Segundo dados do Painel do Sebrae, das 7.546 empresas abertas em Camaçari em 2025, mais de 82% correspondem a microempreendedores individuais (MEIs) e 14% a microempresas. Isso evidencia uma cidade empreendedora, que busca alternativas de renda, formalização e crescimento.

“Para sustentar esse movimento, a Sedec investiu fortemente em qualificação profissional por meio do Camaçari TEC, um projeto estruturante de formação de mão de obra alinhado às demandas da indústria, da tecnologia e dos serviços especializados, ampliando a empregabilidade da população local”, ressalta Marcele.

Além disso, o Acelera Camaçari levou consultorias em inovação e melhoria de processos para empresas de serviços industriais da cidade. Ao aumentar a competitividade desses negócios, a iniciativa fortaleceu a capacidade de crescer, de acessar novos mercados e de gerar mais oportunidades de emprego, o que se reflete diretamente nos saldos positivos observados.

“Portanto, os números que hoje analisamos, tanto na geração de empregos quanto na abertura de empresas, são resultados de uma política pública integrada, que conecta atração de investimentos, qualificação da mão de obra, fortalecimento empresarial e modernização dos serviços públicos voltados ao desenvolvimento econômico. A gestão segue comprometida em transformar dados em decisões, decisões em políticas públicas e políticas públicas em oportunidades reais para a população de Camaçari”, completa a gestora.




--
Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.