
Foto: Victor Juca
Da Redação
O Brasil garantiu presença em quatro categorias do BAFTA 2026, uma das principais premiações do audiovisual mundial, frequentemente chamada de “Oscar britânico”. A lista oficial de indicados foi divulgada nesta terça-feira (27) pela Academia Britânica de Cinema e confirmou todas as pré-indicações anunciadas no início do mês.
O principal destaque é o longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que aparece duas vezes entre os concorrentes. O filme disputa o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira e também concorre a Melhor Roteiro Original.
Outra indicação relevante veio na categoria Melhor Documentário, com Apocalipse nos Trópicos, novo trabalho da cineasta Petra Costa, que volta a colocar o país em evidência no cinema político e autoral internacional.
A quarta nomeação brasileira aparece em uma área técnica de grande prestígio: o fotógrafo Adolpho Veloso concorre ao BAFTA de Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem, ampliando a presença nacional para além das categorias principais.
Na disputa de Melhor Filme Internacional, O Agente Secreto enfrenta produções como Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental, Sirāt e The Voice of Hind Rajab. Já em Roteiro Original, o filme brasileiro concorre com títulos como I Swear, Marty Supreme e Pecadores.
Diferentemente do Oscar, Wagner Moura não entrou na lista de indicados a Melhor Ator no BAFTA, categoria que reúne nomes como Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Ethan Hawke e Michael B. Jordan.
Com o anúncio, o BAFTA entra agora na fase final de votação. Mais de 8 mil membros internacionais da Academia Britânica participam do processo, que ocorre entre 28 de janeiro e 17 de fevereiro. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 22 de fevereiro, em Londres.
O Agente Secreto também representa o Brasil no Oscar 2026, onde recebeu quatro indicações, desempenho que iguala o de Cidade de Deus.