
Foto: Daniel Torok/Divulgação/Casa Branca
Da Redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (29) que forças norte-americanas realizaram um ataque em território venezuelano contra uma área utilizada para o carregamento de embarcações envolvidas com o tráfico de drogas. Segundo ele, a ação marca a primeira operação terrestre conhecida dos EUA na Venezuela desde o início da ofensiva de pressão contra o governo de Nicolás Maduro.
De acordo com Trump, a ofensiva provocou uma grande explosão na região de um cais onde os barcos eram abastecidos. “Atingimos todas as embarcações e depois a própria área. É a zona de operação”, declarou. O presidente não especificou qual órgão conduziu a ação nem detalhou o alvo atingido. Ele já havia afirmado anteriormente que autorizou a CIA a executar operações secretas no país.
Na semana passada, Trump fez referências vagas a uma suposta ofensiva contra uma “grande instalação” venezuelana durante um programa de rádio. Até o momento, a CIA, a Casa Branca e o Pentágono não confirmaram oficialmente a operação nem responderam aos questionamentos da Reuters. O governo da Venezuela também não se pronunciou, e não há relatos independentes que confirmem o ataque.
Os Estados Unidos têm intensificado ações contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe, com o Pentágono divulgando imagens dessas operações. No mês passado, a Reuters informou que Washington se preparava para ampliar a pressão sobre Maduro, com ações secretas como etapa inicial da estratégia, focada sobretudo em operações militares contra o narcotráfico, que já teriam resultado em mais de 100 mortes em mais de 20 ataques no Caribe e no leste do Pacífico. Com informações da Reuters.