
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos últimos dias um levantamento de áreas com foco do Aedes aegypti com o objetivo de realizar um trabalho educativo nos locais que necessitam de uma maior atenção.
A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, explica que o Levantamento dos Índices de Infestação Vetorial do Aedes aegypti é uma iniciativa da Administração Municipal que alcança toda a cidade. Ela conta que os bairros Fernando Gomes, Sinval Palmeira e Urbis IV foram os primeiros em que esse levantamento foi feito e cujos resultados sinalizaram preocupação.
“O levantamento nestes três bairros foi encerrado ontem e já começamos hoje com o trabalho educativo e de conscientização dessas comunidades. O que mais nos preocupa os Agentes de Combate às Endemias (ACE) é que foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti em reservatórios que são chamados de Tipo B – baldes e garrafas e não em grandes reservatórios”, lamenta Lucimar Ribeiro.
“É fundamental que a comunidade tenha consciência da necessidade do manejo adequado dos reservatórios de água que devem ser mantidos fechados. Nosso trabalho está sendo bem enfático, levando informação da importância de reservar água de forma consciente, sem riscos”, comentou.