
Foto: Reprodução | TV Bahia
Da Redação
O jornalismo baiano perdeu, na manhã desta sexta-feira (19), um de seus nomes mais influentes e respeitados. Morreu o jornalista e professor Carlos Elísio Libório, referência histórica da comunicação no estado. Ele estava internado em uma unidade de saúde, mas a causa da morte ainda não foi divulgada pela família.
Com trajetória marcante nas redações e na formação acadêmica, Libório foi professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde orientou e formou diversas gerações de profissionais que hoje ocupam posições de destaque na imprensa baiana e nacional.
Ao longo da carreira, teve passagens importantes pela revista Placar e pela Editora Abril, além de atuar no setor público como secretário de Comunicação do Governo da Bahia até 1983. No mercado regional, consolidou grande parte de sua história na Rede Bahia, onde exerceu o cargo de diretor por 25 anos.
Para além da atuação institucional, Carlos Libório deixou uma marca definitiva na cultura esportiva do país ao criar a expressão “Ba-Vi”, que sintetizou o clássico entre Bahia e Vitória e se tornou parte do vocabulário do futebol brasileiro.
Em setembro de 2023, ele foi homenageado por ex-alunos e colegas em um encontro marcado pela emoção. Na ocasião, o apresentador Casemiro Neto destacou a importância do jornalista na formação de uma geração inteira da televisão baiana. “No jornalismo sério, apesar dos avanços tecnológicos, é preciso sempre se pautar na cartilha da ética e do respeito com o público. E isso a gente aprendeu e faz. Salve, Libório, pela sua representatividade”, escreveu.
Carlos Elísio Libório deixa a esposa, a jornalista Nely Libório, e dois filhos, Leonardo e Mariana. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.