
Foto: Divulgação
Da Redação
Um homem de 36 anos foi multado em R$ 8 mil após a Polícia Ambiental localizar 16 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. A ação ocorreu nesta quinta-feira (18), no bairro Jardim Iguaçu.
A operação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima que apontava a presença de pássaros presos em gaiolas na varanda de uma residência. No local, o morador confirmou aos policiais que criavam as aves como animais de estimação e afirmou não possuir autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com a corporação, foram apreendidos sete exemplares de coleirinho-papa-capim, seis trinca-ferros, além de um azulão, um tico-tico e um tiziu. Após avaliação, todas as aves foram devolvidas à natureza, uma vez que apresentaram comportamento selvagem e condições para reintegração ao ambiente natural.
A manutenção de animais silvestres sem autorização de configuração de infração ambiental e está sujeita à aplicação de multa, além de outras previsões previstas em lei.