Câmara de Vereadores de Ibicaraí aprova em primeira votação o PPA


A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou, na noite de quinta-feira (dia 4/12), a 30ª sessão ordinária do primeiro biênio legislativo (2025/2026). A sessão contou com a presença dos vereadores Francisco Henrique, Herbert Santana, Alam Rogério, Leonardo Alves, Demétrio Castro, Rozenildo Malaquias, Edivaldo dos Santos, Clícia Guerreira, Valdinei Oliveira e Alisson Carvalho, além da imprensa local e representantes da sociedade civil organizada.
Os trabalhos foram iniciados com a contagem dos vereadores presentes. Em seguida, o presidente convidou o vereador Herbert Santana para a leitura de um trecho bíblico. Logo após, o diretor legislativo Moisés Messias fez a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade.
Na sequência, foi apresentado o Expediente do Dia, com destaque para o Projeto de Lei nº 021/2025 (de 27/12/2025), que propõe a unificação das avenidas Tancredo Neves, Professor Otávio Monteiro, São Vicente de Paula e Themer Baracat Habib, consolidando-as sob o nome do saudoso prefeito Henrique Oliveira.

Também foram lidos a Indicação nº 018/2025, de autoria do vereador Rozenildo Malaquias; uma Moção de Aplausos solicitada pela vereadora Clícia Guerreira ao padre Wesley Conceição do Carmo; e um e-mail da Caixa Econômica Federal referente ao Termo de Compromisso nº 985477/2025 — firmado entre a Prefeitura de Ibicaraí e a CEF — destinado a obras de contenção de encostas, no valor de R$ 563.340,28.

Outro ofício da CEF, de nº 1.556, também foi lido, relativo ao contrato de repasse 981568/2025, que prevê recursos de R$ 477.500,00 para reforma do Estádio Municipal de Futebol.


Uso da tribuna


Com a tribuna aberta, os vereadores tiveram até dez minutos para suas considerações.


Demétrio Castro foi o primeiro a se pronunciar. Agradeceu a presença de todos, destacou seu propósito de servir como instrumento de Deus e afirmou que seu mandato é pautado pela fé, honra e compromisso com o povo.

Rozenildo Malaquias agradeceu pelo ano de trabalho e comentou sobre indicações feitas ao Executivo que ainda não foram atendidas. Relatou visitas a Salvador em busca de soluções para demandas locais, falou da futura reforma do prédio da 63ª CIPM e sobre a situação das duas quadras esportivas inacabadas no Cajueiro, telefonia móvel na região do Cajueiro e assentamentos e criticou a estrutura do prédio do Garajão, alegando risco de desabamento do telhado e do sucateamento de carros novos na atual gestão.

Edy da Vila destacou a necessidade de orientação ao motorista responsável pelo transporte de lixo até Ilhéus, devido à queda de resíduos pela BR-415. Solicitou ainda o pagamento dos músicos que se apresentaram no aniversário da cidade, mencionou atrasos salariais, a demissão de cerca de 600 contratados e a falta de medicamentos nos distritos e finalizou o seu discurso tecendo duras críticas a atual gestão e a situação do Garajão e do “cemitério de carros” no mesmo prédio.

Leonardo Alves parabenizou os 40 anos da OAB subseção Ibicaraí. Em sua fala, comparou a situação do município ao naufrágio do Titanic e criticou a atual gestão, afirmando haver falta de planejamento e de cuidado com os servidores. Comentou a ausência de medicamentos nos postos de saúde e expressou saudade do vice-prefeito Jonathas e das emendas do seu deputado federal que tanto ajudou a gestão e o município. Leonardo encerrou a sua fala dizendo torcer por melhoras para o ano de 2026.

Herbert Santana criticou o que chamou de “Pacote de Maldade”, referindo-se às demissões de cerca de 600 funcionários ao final do ano. Questionou o fechamento temporário de equipamentos públicos como CRAS, CREAS e CAPS, e solicitou sindicância sobre recursos federais destinados ao funcionamento desses equipamentos públicos. Comentou ainda sobre o piso dos enfermeiros. Falou que muitos edis recebem diariamente ameaças veladas e criticou a possível implantação de taxa de iluminação pública. Finalizou clamando pela união dos vereadores.


Ordem do Dia


Foi lido e aprovado, em primeira votação, o Plano Plurianual (PPA), incluindo a Emenda Modificativa apresentada, aprovada por unanimidade. O PPA segue para segunda votação na próxima sessão marcada para quinta-feira, 11 de dezembro de 2025. 

O PPA é o instrumento de planejamento governamental que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos.


Ao final da sessão, o presidente Francisco Henrique convidou a todos para a 31ª sessão ordinária, que ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2025.





Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí
Data: 05.12.2025
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.