
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Os primeiros saltos de paraquedas na orla de Salvador foram realizados na manhã desta sexta-feira (7), na praia de Patamares. A iniciativa sela a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o grupo Skydive Bahia Paraquedismo e a Orla Pituaçu, responsável pela concessão deste trecho de orla. Com saltos periódicos na região, a expectativa é atrair soteropolitanos e turistas interessados na prática.
Guia de Salvador
O diretor de Qualificação e Promoção do Turismo da Secult, Gegê Magalhães, afirmou que o diálogo com a Skydive é antigo, desde o início do ano passado. “Estávamos na expectativa da liberação da base de pouso e conseguimos finalmente liberar a malha aérea com a Infraero. Quanto mais experiências nós tivermos na cidade, são mais atrativos para as pessoas virem a Salvador, como os equipamentos culturais, o turismo de mergulho, de aventura, agora o paraquedismo”, disse. O diretor de Turismo foi uma das pessoas a realizar o salto de paraquedas nesta sexta. “Estou emocionado; pousar depois de tudo que a gente viu lá em cima é emocionante demais”, relatou.
A diretora de Marketing do grupo Skydive Bahia, Fernanda Macuco, celebrou o início das atividades de paraquedismo na capital baiana. “Esse é um esporte que tem tudo a ver com a cidade; faltava isso. Fizemos esse trabalho árduo, levou mais de um ano para conseguir todas as licenças e poder executar o paraquedismo, que é uma oportunidade das pessoas conhecerem essa beleza toda vista de cima”, afirmou.
Paraquedista, Fernanda também participou do pouso inaugural em Patamares e informou que haverá uma estrutura da Skydive na orla, para agendamentos feitos mediante disponibilidade. “Teremos algumas datas específicas que serão anunciadas previamente. As pessoas agendam o salto, partem do aeroporto de Salvador e pousam aqui na orla de Patamares”, relatou.
Os próximos saltos acontecerão no final de semana de 28 a 30 de novembro, entre 6h e 8h. A expectativa é de aumento das operações no verão.
Aventureiro por natureza, o empresário Pedro Magalhães, de 33 anos, pulou pela segunda vez de paraquedas e considerou o voo desta sexta especial. Morador de Patamares, ele exaltou a emoção de passar em frente à sua residência e vê-la de uma outra perspectiva. “Essa promoção do turismo em Salvador é uma iniciativa fenomenal. Tudo tem um sentido. Agora oficialmente eu posso falar para minha mãe que pulei, porque ela não sabe; se soubesse ia ficar ligando o tempo inteiro”, brincou.
O empresário, que vai operar um dos novos quiosques de Pituaçu, definiu o salto como simbólico. “É uma coisa incrível, diferente de tudo que uma pessoa pode fazer. Eu estava brincando aqui que viver é diferente de estar vivo e saltar de paraquedas é uma das coisas mais incríveis que uma pessoa pode fazer. Quem nunca fez, a partir de agora tem a oportunidade de pular de paraquedas com a vista mais incrível da cidade mais incrível do Brasil”, concluiu.
Como participar
Os interessados deverão se apresentar no terminal executivo do aeroporto de Salvador, após agendamento prévio com a equipe da Skydive Bahia, através do Instagram (https://www.instagram.com/skydivebahiaparaquedismo/) ou via WhatsApp (71 99943-3125). Cada voo comporta até sete passageiros por decolagem.
A atividade é acessível a praticamente todas as pessoas, com idade mínima de 12 anos (mediante autorização dos responsáveis legais). Acompanhadas por instrutores experientes durante todo o processo, pessoas sem qualquer experiência prévia em paraquedismo poderão vivenciar a emoção do voo livre com total segurança.