Governo da Bahia desapropria área de 24 mil m² em Coutos para avançar obra do VLT de Salvador



Foto: Divulgação


Da Redação

O governo da Bahia declarou de utilidade pública uma área de 23.919,84 m² na Vila Regina, no bairro de Coutos, para a fase final das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. O decreto, publicado nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial, foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelos titulares da Casa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Turismo na Bahia



A área desapropriada será destinada ao avanço do Lote 1 do projeto, que ligará a Ilha de São João, em Simões Filho, ao bairro da Calçada, substituindo o antigo Trem do Subúrbio. A medida autoriza a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) a adotar, em caráter de urgência, todos os atos administrativos e judiciais necessários para a desapropriação, incluindo o pagamento das indenizações, com apoio da Procuradoria-Geral do Estado.

A desapropriação em Coutos marca um novo estágio na implantação do modal, uma das obras mais caras da atual gestão, orçada em cerca de R$ 5 bilhões. Segundo o governador, o primeiro trem destinado aos testes chega a Salvador em 5 de dezembro.

O VLT terá cerca de 40 km de extensão, distribuídos em três trechos e com 42 paradas:

Trecho 1: Ilha de São João – Calçada
Trecho 2: Paripe – Águas Claras
Trecho 3: Águas Claras – Piatã
Guia de Salvador



A nova linha se integrará fisicamente ao sistema metroviário nos trechos de Águas Claras e Bairro da Paz, ampliando a interligação entre o Subúrbio, a Cidade Baixa e outras regiões da capital.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.