
Foto: Divulgação
Da Redação
Em apenas um dia, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou 22 notificações por trânsito irregular sobre passarelas. Desde 1º de janeiro, já foram contabilizadas 57 autuações, número três vezes maior que o total registrado em todo o ano de 2024, quando foram 19 infrações. O crescimento representa um aumento de 200% nas ocorrências.
Na operação mais recente, realizada na terça-feira (28), na passarela que liga os bairros da Paz e Mussurunga, agentes da Transalvador realizaram 32 abordagens a motociclistas.
Durante a ação, 22 condutores foram notificados por trafegar sobre a passarela. Outras 16 infrações foram registradas por motivos diversos, e nove motocicletas foram recolhidas ao pátio da Transalvador.
A operação contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). A fiscalização é feita tanto de forma presencial quanto por meio das câmeras de videomonitoramento do Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com veículo sobre passarelas é uma infração gravíssima. O condutor está sujeito a multa de R$ 880,41 e à perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Foco na Avenida Paralela
As passarelas da Avenida Paralela concentram o maior número de ocorrências em Salvador.
Por se tratar de uma via extensa e de grande fluxo, a região tem recebido reforço nas fiscalizações e ações integradas de monitoramento, com o objetivo de reduzir o risco de acidentes e garantir a segurança de pedestres.