Prefeitura de Itabuna recebe comitiva governamental para reconhecimento do terreno da Casa da Mulher Brasileira





Na manhã desta quinta-feira, dia 30, aconteceu uma visita de conferência do terreno entre os órgãos comprometidos com a construção da Casa da Mulher Brasileira em Itabuna. Na primeira etapa, os secretários de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, e de Governo, Luciano Veiga, se reuniram com a comitiva dos governos federal e estadual.

O encontro teve a participação da coordenadora de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM), Ana Clara Auto, os representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), Judas Tadeu Silva Guimarães, da Caixa Econômica Federal – Gerência de Governo Salvador, Daniel Pamponet, e do fiscal do Patrimônio da União da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Domingos Melo Filho.

Em seguida, a comitiva seguiu para a visita de reconhecimento do terreno onde será construída a Casa da Mulher Brasileira, onde fizeram uma análise minuciosa do projeto. A área total é de 5.770,92m² e será edificado 1.600m².

A coordenadora Ana Clara Auto destacou que a Casa da Mulher Brasileira é um projeto do Ministério das Mulheres em parceria com os governos estaduais e prefeituras, tendo como objetivo o acolhimento das mulheres em situação de violência, pois reúne todos os organismos de defesa e proteção como: Defensoria Pública, Delegacia da Mulher 24horas, Vara da Violência Doméstica, Tribunal de Justiça, Ministério Público e uma central de abrigo temporário.

“Essas mulheres precisam passar por um abrigo temporário até a gente conseguir alocá-las nas redes de proteção com acolhimento psicossocial funcionando 24 horas. Este talvez seja o maior programa do Governo Federal de enfrentamento à violência”, comentou Ana Clara.

Segundo ela, a Bahia vai receber três unidades da Casa da Mulher Brasileira e Itabuna foi um dos municípios contemplados, além de Irecê e Feira de Santana. A coordenadora enfatizou o comprometimento da Prefeitura de Itabuna com o projeto, já que as documentações necessárias à sua execução já foram regularizadas e, após a visita técnica, será iniciado o processo de licitação para a construção do equipamento.

A secretária Sônia Fontes, titular da SIURB ressaltou que a Casa da Mulher Brasileira – unidade de Itabuna – é uma iniciativa apresentada pela primeira-dama Andréa Castro ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, e ao governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, imediatamente foi aprovada.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.