
Foto: Thuane Maria/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta segunda-feira (20), a licença prévia para a construção do City Football Academy Bahia, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em evento na Arena Fonte Nova, na capital, o Esporte Clube Bahia e o City Football Group lançaram oficialmente o empreendimento, um moderno centro de treinamento que promete trazer ao estado uma das principais estruturas esportivas da América do Sul.
Com um investimento previsto de R$ 300 milhões, o projeto marca um passo decisivo na modernização do futebol baiano e na consolidação da parceria entre o clube e o grupo internacional. “Um centro desse em Camaçari trará uma evolução no esporte da Bahia. Eu quero ver o estado da Bahia tendo times fortes como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Aqui não se trata de torcida. Se trata do olhar de um governador que quer ver o investimento acontecer”, garantiu Jerônimo.
Paralelamente ao novo centro, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos (Sudesb) conduz a análise para a reforma do Estádio Municipal de Camaçari Fernando Ferreira Lopes, o antigo Armando Oliveira / Waldeck Ornelas.
Licença
Localizado às margens da Via Metropolitana, entre Camaçari e Lauro de Freitas, na BA-535, o complexo ocupará uma área superior a 1 milhão de metros quadrados. Para a construção, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), concedeu a licença prévia, indicando compatibilidade com o zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga.
O projeto ficará situado majoritariamente na Zona de Uso Diversificado (ZUD) — permitindo usos esportivos, residenciais e de lazer desde que observados os parâmetros ambientais — enquanto áreas classificadas como Zona de Proteção Rigorosa (ZPR) serão preservadas e integradas às ações de compensação ambiental. O documento estará publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21). Outras autorizações, como de implantação e de operação, serão concedidas no decorrer do processo e de acordo com a apresentação das devidas documentações.
Projeto
O empreendimento contempla dois setores complementares: o Centro de Treinamento (CT) esportivo, com 12 campos de futebol, academia, centro médico e fisioterápico, alojamentos, refeitórios, escola de formação e prédio administrativo, e um condomínio residencial, destinado à moradia de atletas, funcionários e moradores permanentes. O CT terá ainda um miniestádio e tem previsão de entrega para 2028.
O CEO do Grupo City, Ferran Soriano, afirmou que o City Football Academy Bahia representa um avanço técnico e institucional, proporcionando instalações de alto nível para todas as categorias e contribuindo para a evolução do desempenho esportivo e da formação de atletas. “Não são prédios e campos, tem muito mais. É a casa do Bahia, é o lugar onde vão se formar os atletas do Bahia, não só do ponto de vista técnico, mas também do ponto de vista pessoal, na educação, no caráter. Todos os talentos baianos terão a oportunidade de se desenvolver aqui, sem precisar sair da Bahia”, afirmou o CEO.
O CEO do Esporte Clube Bahia, Raul Aguirre, destacou o caráter ambicioso do projeto e sua meta de transformar o CT no maior centro de treinamento da América do Sul. “Este vai ser o centro mais moderno da América Latina. O novo centro de treinamento vai incorporar toda a metodologia, tecnologia, inteligência que o grupo já tem a um padrão muito alto e vai ter uma integração total. Ele está a 15 minutos do aeroporto, 40 minutos da Arena Fonte Nova, 45 minutos do centro de Salvador”, destacou Raul.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA