
Foto: Divulgação
Da Redação
Uma operação conjunta da Embasa e da Polícia Civil da Bahia, batizada de Hydro (água, em grego), desarticulou na manhã desta sexta-feira (17) um esquema de furto de água tratada no loteamento Agroflores, no bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A ação resultou na condução de seis pessoas ao Distrito de Segurança Pública.
De acordo com a Embasa, o “gato” de grande porte abastecia mais de 50 imóveis, incluindo residências com piscina e áreas de irrigação de horticultura. O volume desviado estava comprometendo o fornecimento de água para toda a região.
“Com a ampliação do sistema de Vitória da Conquista, em 2022, o volume de água ofertado para Lagoa das Flores subiu para quatro milhões de litros por dia. Mesmo assim, não era suficiente. Investigamos e descobrimos que cerca de 60% desse volume estava sendo desviado ao longo do processo de distribuição”, relatou Manoel Marques, gerente regional da Embasa.
A empresa informou que o sistema de furto era profissional e bem estruturado, o que dificultava a identificação. Após a descoberta, a Embasa promete intensificar as fiscalizações em outras áreas suspeitas da cidade.
“Nossas equipes estão monitorando áreas com indícios de irregularidades para agirmos com brevidade. Não é justo que a maioria da população, que paga corretamente pelo serviço, seja prejudicada por pessoas que agem dessa forma”, completou o gerente.
Além das perdas financeiras e operacionais, o furto de água representa risco de contaminação do sistema, já que as ligações são feitas sem controle técnico e violam a rede distribuidora.
O furto de água é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa. A Embasa reforça que denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 0800 0555 195 ou pelo site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br.