Codesal aciona sirenes em quatro comunidades e eleva nível de risco para alerta máximo devido às chuvas



Foto: Toda Bahia


Da Redação

A capital baiana entrou em alerta máximo nesta quarta-feira (22) por causa do acumulado de chuvas nas últimas 72 horas, que já ultrapassa 150 milímetros, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal). O volume é bem superior à média histórica de outubro, que costuma ser de 91 milímetros. Após a continuidade dos temporais, o órgão acionou as sirenes em quatro comunidades: Mangabeira, na região de Cajazeiras; Vila Picasso, na Capelinha de São Caetano; Voluntários da Pátria, no Lobato; e Moscou, em Castelo Branco.

O alerta vermelho — o nível mais alto da escala de quatro estágios utilizada pela Codesal — foi acionado no início da tarde. De acordo com o órgão, a medida foi adotada “devido à atuação de uma frente fria vinda da região Sul do país, influenciando nas condições do tempo, trazendo rajadas de vento, fortes chuvas com acumulados expressivos e risco para deslizamento”.

Paralelamente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também manteve alerta laranja para a capital baiana, indicando risco de chuva de até 100 milímetros por dia.

Os bairros mais afetados até o fim da manhã desta quarta foram Boca da Mata, com 172 mm, Nova Brasília (156 mm) e Cajazeiras III (137 mm), conforme atualização divulgada às 11h40 pela Codesal.

Com o solo já encharcado e a previsão de novas pancadas de chuva, o órgão mantém equipes em regime de plantão e orienta a população a acionar a Defesa Civil pelo número 199 em caso de risco de deslizamentos ou alagamentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.