
Atenção, gestores municipais! Chegou ao conhecimento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que criminosos têm se passado por funcionários de instituições financeiras para aplicar golpes em prefeituras. O objetivo é acessar as contas bancárias dos Municípios. Destaca-se que, em muitos casos, há o uso de engenharia social nos golpes.
A informação gera alerta, tendo em vista que os criminosos, geralmente por telefone ou links falsos, induzem os funcionários das prefeituras a acreditarem que há uma fraude nas contas ou que há a necessidade de atualização cadastral. Sob esse pretexto, orientam a fornecer senhas, instalar aplicativos de acesso remoto ou realizar transferências para contas controladas pelo grupo criminoso.
Cabe ressaltar que, nesses casos, dificilmente é feito o ressarcimento de valores pelas instituições financeiras. Isto só ocorre, segundo os bancos, quando encontram alguma falha ou fragilidade no sistema. Por se tratar de conduta criminosa, os gestores devem registrar boletins de ocorrência assim que o golpe ocorrer.
A CNM acompanha a situação dos Entes envolvidos e destaca que os gestores precisam seguir algumas medidas de segurança. A entidade alerta para a necessidade de os gestores não disponibilizarem senhas ou códigos enviados ao celular por SMS. Portanto, gestor municipal, fique atento. Ao disponibilizar códigos ou senhas enviados ao celular, o número pode ser clonado e alguns dados roubados. A CNM reforça ainda que para evitar quaisquer tipos de fraudes ao primeiro sinal de desconfiança, os gestores municipais precisam buscar sempre os canais oficiais.